Pesquisar neste blogue

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ADN-do elenco do clube Nevosa-«No convívio de Bilhares»




Com as antenas do Muro
O Nevosa vai ser escutado
Para preparar o futuro
Analisando o passado

Em foco na emissão,
Cuja festa foi recente,
Vai estar o São João
Para protecção da gente.

Rico São João da Ponte
O Resende tens de curar
Faz tanta falta no monte
Para o brilho de uva me gabar.



São João faz a tua parte
Traz o Domingos à razão
Não deixes que ele mate
A ministra da Educação

São João dá um jeito,
Que o Victor mais perca o pau
Ia batendo num suspeito,
Ele fica muito mau.

Nosso São João Batista
Que tens um nome grande
Ao monte traz o Paulo Paraquedista
E também o Alexandre.

Ó rico São João da Ponte
Resolve o dilema dele
Traz o Manuel João ao monte
Ou leva o monte até ele.

São João nosso padroeiro
Perdoa ao Silva do Jacó
Se para o termos por parceiro
Aos Sábados a mulher ficar só.

Sabes São João
Que ele anda aflito
Arranja uma solução
Ao Daniel da Atrito.

Ó nosso bom São João
Dá ao Daniel calor
Vem para o monte de casacão
Compra-lhe um aquecedor.

São João amigo dos povos
Conhecido em todo o lado
Se o Estrada vende ovos
Faz com que não fique cansado.

São João para nosso gaúdio
Rocha do Indio é corneada
Aos Sábados o Cláudio
Vem para a nossa caminhada.

Meu São João bonitinho
Com picos andei febril,
Diz ao Paulo Jorge o caminho
Para a mata de Cabril.

Ao Zé Catita e irmão
São João dá-lhe a tua graça
Preparam-nos a refeição
Cuidam da nossa traça.

Ó meu rico São João
Muito grato estou eu
Fui o rei do trambolhão
E nada me aconteceu.

Ó meu rico São João do Monte
Procuramos o Narciso
Faz com que se encontre
Avistá-lo é preciso.

Desaparece tão de repente
Não sabemos em que direcção
Fá-lo dar com a gente
Ó meu rico São João.

Se não for enganadora
Quem mo disse não me engana
Vai ter com uma pastora
Que tem uma cabana.

A pastora é debochada
O Narciso vem de gatas
Senta-se não quer nada
Mas quer jogar às cartas.

Ó meu santo padroeiro
Ao Narciso dá conforto
Não deixes que culpe o parceiro
Perder ou ganhar é desporto.

São João grande a tristeza,
A malta anda descontente
Pois soubemos com surpreza
Que «El Comandante deixa a gente»

Ó meu São João do Monte
De um teu milagre me valho
Não deixes ir para padre
O Domingos de Carvalho.

Se ele for para padre
Deixa a nossa companhia,
Não leva freira nem comadre
E deixa o «rillay» na sacristia.

Não sabemos se aguenta
Vai ser tanta a privação!
Troca o vinho por água benta
E ainda atura o sacristão.

Meu São João predilecto
Apenas mais um carinho
Com a fonte aqui tão perto
Faz-nos beber pouco vinho.

Por cada quadra declamada havia o refrão-
( repenica-repenica........)

7-7-2010
Afonso Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário