Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 1 de julho de 2010

A hipócrisia e a farsa de mãos dadas com o paradóxo

Cenários dos mais espantosos que envergonham a própria perplexidade quando ultrapassada por protagonistas do vale tudo a fim de darem aos mais desprevenidos o incentivo de continuarem a bater palmas aos rapa-tachos que ensaiam, por trás do pano, antes que este se levante para o começo do espectáculo; foi, alegoricamente falando, ao que assisti hoje.

É demasiado, o espírito humano, dificilmente aguenta a carga desses iluminados pelos falsos holofotes que o progresso e as novas tecnologias teimam em fazer incidir, enfaticamente, sobre as suas imagens, sem se aperceberem do quanto há de pernicioso nesse desmesurado enfoque. Que esperar? é que essas caras, essas personalidades iluminadas, tão fortemente, pelos meios supra referenciados, acabem, por encandeados, patologicamente cegos, e que, por isso, não se apercebam do ridículo em que se tornam e das nefastas consequências que vão causar ao espírito do cidadão que não pagou para o espectáculo que, inopinadamente, lhes oferecem.
Vem este arrazoado, talvez um pouco prolixo, a propósito de dar conta da hipócrita e relutante farsa que os artistas, talvez amadores, pois se fossem profissionais teriam o cuidado de dar um ar de aparente seriedade à peça que, a 1 de Julho, exibiram, por volta das 21h15, perante os ecrans da Sic.

Era a apresentação de um livro da autoria da ex-ministra da Educação, Maria Lourdes Rodrigues. Na oportunidade, sem ponta de ironia, faço votos de que tenha, como escritora,um êxito que consiga um nível em moldes de se conjecturar a sua passagem pela pasta da educação como um «desastre» resultante de uma acidental disfunção. Retomando, o ambiente teatral da referida apresentação ao livro da senhora ex-ministra, devo dizer que se não tivesse visto não acreditava; como pode haver pessoas que se prestam a dar cunhos tão reverenciais a outras que conseguiram confiscar e espoliar o pouco de bom que havia no ensino! A apologia dos feitos da ex-ministra desenhavam-se no rosto do protagonista em êxtase, tal era o fulgor e os fluxos de gratidão que esse mesmo rosto irradiava.
A imagem, de tão extremosa, faz-me lembrar aquela que, por vezes, se descortina num filho adolescente, babadinho, a contar aos colegas de turma as proezas de seu pai. Claro está que a tal porte teriam de ser emprestadas as mais aduladoras quanto falaciosas expressões. A senhora foi uma ministra que muito contribuiu para o engrandecimento do ensino e da educação. -.Tive muito orgulho em tê-la a trabalhar comigo, disse-lhe o Primeiro ministo. Para completar toda esta solenidade, o mesmo fez-se acompanhar de vários ministros do Governo, o que não é para admirar, eram todos advogados em causa própria. Não vale a pena dizer mais nada.
Este caso julgava-o impensável. Como é possível violentar tantas consciências.
A racionalidade, o ser pensante, exige que se ponha limites à desfaçatez.


Afonso Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário